sábado, 29 de maio de 2010

CIDADE DE MURICI - ALAGOAS

 

                                             CIDADE DE MURICI


Murici está localizada na Messoregião do Leste Alagoano e na Microrregião Geográfica da Mata Alagoana, a 9º18’26’’(S) e 35º55’55 ( W), é uma cidade de fácil acesso, tendo a BR 104 como sua principal rodovia , ocupa uma área de 424 km², sendo um dos maiores municípios de extensão territorial de Alagoas.

Murici é uma terra de solos ricos, com abundância de água. No município está localizada a maior área contínua de Mata Atlântica do Noerdeste ( com cavernas, cachoeiras, flora e fauna variadas), protegida por lei federal, denominada Estação Ecológica de Murici. E na serra do Ouro está localizada a Estação Experimental de pesquisa da cana-de-açucar, mantida pela Universidade Federal de Alagoas, que participa da Rede Interinstitucional de Desenvolvimento do setor Sucro-Alcooleiro - RIDESA. Ainda assim, a economia rural é pobre e a população do campo vem diminuindo.

É possível contemplar a biodiversidade da flora e da fauna, compostas por plantas exóticas(bromélias e orquídeas) e animais como pacas, capivara, tatus e muitos pássaros, alguns não são achados em nenhum outro lugar do planeta, a não ser em Murici, podendo nela encontrar espécies raras como o menor lagarto da América do Sul. Para os praticantes de asa delta, o pico da Serra no Morro do Cruzeiro oferece aos esportistas uma excelente plataforma natural.

 

Agricultura

 

A agricultura tradicional de subsistência vem caindo, com a produção da batata doce, fava, feijão, milho e mandioca; da mesma forma caem as culturas comerciais da banana, laranja e manga. Pelo seu solo ser muito rico a agricultura é bastante difundida.

 

Cana-de-açúcar

 

Como município da Zona da mata Alagoana, a agroindústria da cana-de-açúcar continua sendo uma das principais fontes econômicas de Murici, mesmo tendo perdido a Usina São Simeão, onde hoje funciona uma escola estadual. No município o números de pessoas que vivem do corte da cana ainda é elevado, muitos deles trabalham na Usina Laginha, em União dos Palmares.

 

Pecuária bovina

 

A pecuária bovina é dominante, contemplada pelos pequenos planteis de ovinos e caprinos. É muito comum as pessoas criarem cabras nos quintais de suas próprias residências, o que poderíamos dizer ser uma pecuária de subsistência

Indústria

 

Um esforço do poder local é atrair novas empresas através do NÚCLEO INDUSTRIAL DE MURICI, localizada às margens da BR 104, ocupando uma área de 150.000 m², com capacidade para receber 38 empresas.

 

Datas comemorativas

 

  • Festa da padroeira Nossa Senhora das Graças – 2 de fevereiro
  • Homenagem ao Padre Cicero
  • Emancipação Politica – 16 de maio
  • Festival da natureza
  • Bloco Tudo Azul - último dia do carnaval 

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Um comentário:

  1. Há que saudades da minha querida Murici cidade aonde eu nasci é tenho muito orgulho um dia eu volto para minha terra ...

    ResponderExcluir